Resumo

O presente estudo teve por objetivo detectar as razões do quase completo esquecimento do Atletismo em nossas escolas de 1° grau, pois embora essa modalidade se ja considerada por todos como sendo o "esporte-base" por oferecer uma linguagem natural, espontânea e rica em movimentos, onde as crianças e jovens podem encontrar formas de expressão psico~físicas que satisfaçam plenamente seus próprios interesses ou inclinações lúdicas, essa atividade esportiva vem sendo quase que totalmente relegada, não só nas escolas, como nos clubes. Através de um questionário específico, foram ouvidos uma centena de professores de Educação Física das escolas de 1Q e 2Q grau da região de Piracicaba e pode-se perceber alguns fatores que estão influindo nessa marginalização, dentre os quais podemos citar o fato dessa matéria ter sido ensinada, nos cursos de graduação, na maioria das vezes, em uma pista de Atletismo, com aparelhos oficiais, instalações e materiais estes que jamais seriam encontrados em nossos estabelecimentos de ensino. Tal fato vem, por certo, provocando um erro de enfoque nos professores que passam a só entender o Atletismo como esporte de elite, onde o principal é o rendimento e que exige para a sua prática material sofisticado, na sua maioria importado, provocando o esquecimento de sua prática e, por consequência, contribuindo para a diminuição da capacidade motora de nossas crianças, capacidade esta já tão comprometida pelo progresso tecnolõgico, desaparecimento dos espaços livres para lazer e problemas de segurança. Os dados coletados foram tratados, quando tabelas de duplas respostas, pelo teste "Binomial" (CANOVER, 1971), com o uso de sua aproximação a "Distribuição normal" (CAMPOS, 1983). As tabelas de dupla entrada foram analisadas pelo teste "Quiquadrado" (SNECOR e COCHRAN1973). Com base nos resultados da análise das respostas oferecidas, pode-se concluir que hã evidências das hipóteses levantadas, influindo no desempenho dos professores de Educação Física no que se refere ao aproveitamento do Atletismo nas escolas da região estudada, devendo , provavelmente, tal fato também estar acontecendo nas demais unidades de ensino do nosso país.

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