100 Anos de Esporte na Marinha do Brasil: da Liga de Sports Ao Programa Olímpico

Por: (Organizador), , Fernando Antônio Cardoso Garrido, Patricia da Silva Costa Gross e Vanesca Queiroga Soares.

124 páginas. Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes-CEFAN . 2015

Send to Kindle


Sobre a Obra

MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA

Ao comemorarmos o Centenário da “Liga de Sports da Marinha”, constato com satisfação o êxito da iniciativa pioneira que permitiu criar o embrião do moderno Complexo Desportivo que a Marinha do Brasil dispõe atualmente: o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) e a Comissão de Desportos da Marinha (CDM).

Tanto a CDM quanto o CEFAN atuam muito além do incentivo à prática da atividade física e desportiva na Marinha do Brasil, uma vez que contribuem para melhoria da qualidade de vida de seus integrantes. Enquanto a prática da atividade física é difundida em todas as OM, com a disseminação do treinamento funcional, principalmente nos meios navais, onde o espaço é limitado, o Laboratório de Ciência do Exercício pesquisa incessantemente novos métodos para a redução das lesões e melhora do desempenho e o Serviço de Reabilitação Desportiva apoia, além dos atletas, a Família Naval.

Em outra importante área de atuação, o CEFAN conduz importantes programas sociais do Governo Federal, como o Programa Forças no Esporte (PROFESP), que além de ajudar na formação moral e cívica de crian- ças de comunidades carentes, por meio do esporte, vem contribuindo, em parceria com a iniciativa privada, para a identificação e o desenvolvimento de atletas de alto rendimento.

Os resultados desportivos alcançados em várias competições internacionais, principalmente nas duas últimas edições dos Jogos Mundiais Militares, quando fomos campe- ões e obtivemos o 2º lugar geral, em 2011 e 2015, respectivamente, mostram como o progresso foi exponencial nos últimos anos e a consolidação do Brasil como potência desportiva militar. No desenvolvimento dessas novas capacidades no segmento de esporte de alto rendimento, foi criado, em 2013, o Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), com o propósito de contribuir para a transformação do Brasil em uma potência olímpica.

É com júbilo que parabenizo a “Liga de Sports da Marinha”, materializada na CDM e no CEFAN, por seu primeiro século de existência, desejando que os sucessos alcançados possam servir de motivação para novos desafios. Este livro representa uma homenagem a todos os que contribuíram, ao longo destes cem anos, para o sucesso alcançado, uma vez que busca relatar esta trajetória.

EDUARDO BARCELLAR LEAL FERREIRA

Almirante-de-Esquadra Comandante da Marinha do Brasil

Sumário

título página
Mensagem do Comandante da Marinha 2
Mensagem do Comandante-geral do Corpo de Fuzileiros Navais 8
Comissão de Desportes da Marinha Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes Ordem do Dia Nº 1/2015 Assunto: Centenário da Liga de Sports da Marinha 10
Prefácio 13
Antecedentes Esportivos da Marinha do Brasil - do Século Xix Até a Fundação da Liga de Sports da Marinha 17
A Liga de Sports da Marinha (1915-1940) 22
Fase da Reorganização do Esporte / Educação Física (décadas de 1940 / 1950 / 1960) 37
A Criação do Centro de Educação Física da Marinha (décadas de 1970 / 1980 / 1990) 52
Linha do Tempo (1915 - 2015) 92
Estrutura Esportiva Militar no Brasil e no Mundo 96
Entidades Esportivas Internacionais 105

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.