30 Anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte: os Desafios Para Uma Associação Científica e os Dilemas dos Intelectuais Institucionalizados

Por: Lucídio Bianchetti.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.30 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

Neste texto traçamos um paralelo entre o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), no contexto do surgimento dessas entidades cientificas  em pleno regime militar no Brasil. Abordamos aspectos relacionados à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), apontando para o seu caráter heterônomo, levando a conquistas e a perdas. Interrogamos a respeito do que se pode esperar de entidades tão subsumidas e de intelectuais institucionalizados. Levantamos também questões sobre um particular “capitalismo acadêmico” que perpassa o modo de ser/fazer da universidade hoje, especialmente napós-graduação. Concluímos ser necessário retomar radicalmente posturas que recoloquem as entidades científicas e os pesquisadores na perspectiva do protagonismo e não apenas no cumprimento de exigências emanadas de esferas governamentais.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/544

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.