Resumo

O processo histórico de inserção das mulheres no futebol no Brasil foi e é permeado por proibições, instabilidade e pouco incentivo. Considerando o período histórico que abarca 30 anos após a revogação do Decreto 3.199 de 1941 que proibia legalmente as mulheres da prática do futebol, nos aprouve o ímpeto de investigar as informações sobre o futebol feminino veiculadas pela revista Placar. Nesse contexto, temos como objetivo descrever uma história do futebol feminino contada pela revista Placar durante as décadas de 1980 – 2010. Para atender ao objetivo realizamos consultas ao acervo online da revista utilizando a palavrachave: futebol feminino. Foram consultados aproximadamente 708 exemplares, destes, 20 foram utilizados para a construção desse artigo. Para melhor organização das informações dividimos a apresentação dos resultados por décadas (1980-1990; 1990-2000; 2000-2010), dessa forma, as principais características apresentadas sobre a primeira década foi: permissibilidade da prática do futebol pelo público feminino; a habilidade feminina para jogar futebol, frisando principalmente o surgimento a performance do Esporte Clube Radar; e a exaltação de características de feminilidade normativa nas jogadoras de futebol. A segunda década identifica-se basicamente sob duas frentes, a primeira que apresenta jogadoras habilidosas, porém, pouco femininas (considerando a normatividade de gênero); e outra, que exalta a beleza das jogadoras e deixa de lado a habilidade esportiva do futebol, como é o caso do futebol praticado por modelos. E por fim, a última década do recorte histórico aqui apresentado é retratada pela incorporação de características de feminilidade normativa por parte das jogadoras a fim buscar legitimação nesse espaço, deixando para trás os questionamentos com relação à sexualidade. Outro assunto que retrata esse período é o anseio pela profissionalização, que busca alicerçar-se na apresentação de jogadoras habilidosas e com feminilidade normativa para angariar recursos financeiros atraindo a atenção dos patrocinadores e do público em geral.
 

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