Resumo

O trabalho emerge do entendimento de que a Educação Física Escolar, como componente curricular da Educação Básica, deve se pautar na Cultura Corporal de Movimento (VAGO, 2009). Para o autor, a Educação Física deve ser pensada como projeto de formação cultural da infância e da juventude, oportunizando ao ser humano uma rica cultura de práticas corporais. Partindo desse pressuposto, percebe-se a necessidade de mudança nos conteúdos abordados nas aulas de Educação Física, pois o que se observa é o uso exacerbado dos esportes tradicionais, que reduz a multiplicidade de práticas corporais. Nesta linha de pensamento, o Esporte de Aventura é concebido como um conteúdo possível de ampliação para a Cultura Corporal de Movimento, visto que, quando desenvolvidos coletivamente, ocorrem mediante verdadeira co-educação, sem distinções de sexo, padrões motores, diferenciações culturais ou caráter competitivo, constituindo dessa forma um conjunto de práticas que, tratadas pedagógica e didaticamente, podem contribuir para a tarefa de educar por um processo interdisciplinar com grande valor formativo (BETRÁN; BETRÁN, 2006). Objetiva-se com este, investigar a utilização dos Esportes de Aventura pela área da Educação Física, bem como analisar, se e como os profissionais da área têm buscado nos Esportes de Aventura, um conteúdo a ser ensinado no ambiente escolar, de forma pedagógica. A pesquisa se concretiza a partir da revisão bibliográfica, além de análise qualitativa que será realizada a partir do levantamento dos dados nos seguintes periódicos: Movimento, Motrivivência, e nos anais dos Congressos Brasileiros de Atividades de Aventura (CBAA ́s), no período de janeiro de 2010 a julho de 2015. Concluímos que se manteve uma média de trabalhos publicados acerca dos Esportes de Aventura como conteúdo da Educação Física Escolar nos últimos cinco anos. Em sua maioria, os professores/ pesquisadores buscam na Cultura Corporal de Movimento e no PCN, uma diretriz pedagógica para nortear a inserção desses conteúdos no âmbito escolar. Com relação ao PCN, grande parte das pesquisas aponta para os temas transversais, mais especificamente às questões ambientais.