Efetividade de Um Programa de Treinamento em Ginástica Aeróbica Sobre o Percentual de Gordura Corporal em Jovens do Sexo Feminino

Por: Luiz Fernando Pinheiro Machado Aquini.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como tema principal,a relação entre ginástica aeróbica (GA) e o percentual de gordura corporal (PGC). Portanto, na perspectiva que envolve as relações entre a GA e a possibilidade de sua intervenção na diminuição do PGC que o estudo foi realizado com o propósito de avaliar se o programa de treinamento em GA realizado 3 vezes semanais e 2 vezes semanais pode contribuir na diminuição dos níveis de PGC. O problema do estudo reside na seguinte indagação: os programas de treinamento em GA, considerando a ocorrência de sessões semanais, possibilitam a diminuição significativa do PCG em jovens do sexo feminino? Desta forma, o trabalho caracterizou-se numa investigação experimental, do tipo 3 grupos submetidos a pré e pós teste. O grupo amostrai constituído por 43 jovens do sexo feminino, com idade entre 15 a 35 anos. O método utilizado para avaliar o PGC, foi o Near-lnfrared Interactance (técnica do infravermelho), cujo aparelho possui uma fibra óptica onde baseia-se em princípios de absorção e reflexão de luz infravermelha. Os resultados apresentados, segundo as análises estatísticas (ANOVA e ANCOVA), evidenciam que houveram diferenças significativas. Em síntese, tendo como referência a população investigada, pode-se sugerir pela evidência, que o programa de treinamento em GA, com duração de 1hora, numa freqüência semanal de 3 dias, num período compreendido de 11 semanas, e com uma assiduidade de no mínimo 70% nas sessões práticas, parece ser suficiente para proporcionar diminuição nos níveis de PGC.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.