71 Segundos: O Jogo de Uma Vida

Por: Luiz Zini Pires.

1Ed. 118 páginas. L&PM. 2006

Send to Kindle


Sobre a Obra

O profético nome do estádio onde ocorreu a batalha final entre Grêmio e Náutico por uma vaga na série A já dizia tudo: o Estádio dos Aflitos, em Recife, foi palco de um dos mais emocionantes jogos da história do país quando, no ensolarado 26 de novembro de 2005, o Grêmio alcançou a vitória contra o time pernambucano em uma partida repleta de emoções.

Luiz Zini Pires narra em uma prosa de prender o fôlego os preparativos e a eletrizante partida que reconduziu o tricolor gaúcho à primeira divisão. Relata - ele mesmo incrédulo - os 71 segundos que mudaram a história do Grêmio, que, com quatro jogadores a menos em campo, conseguiu defender um pênalti e em seguida marcar o gol do triunfo.

Zini segue os passos dos dirigentes, da comissão técnica e do memorável time para desvendar como, com apenas sete jogadores, após quatro expulsões, invasões de torcedores, intervenção do Batalhão de Choque da PM e uma paralisação de 23 minutos, o Grêmio ainda venceu por 1 a 0, com gol do garoto-prodígio Anderson, num malicioso e definitivo ataque pelo lado esquerdo, aos 60 minutos e 51 segundos do segundo tempo - depois de quase 16 lancinantes minutos de prorrogação.

Jornalista experiente na cobertura futebolística, o autor narra passo a passo e de maneira crescente a chegada do time ao hotel - afastado da cidade para driblar a torcida adversária -, o temor dos dirigentes, que nada podiam fazer além de depositar total confiança no time e no técnico, os momentos imediatamente anteriores ao início da partida e, finalmente, o jogo que deixou gremistas de todo mundo com o coração na mão, culminando nas comemorações e no choro compulsivo dos que acompanharam essa façanha.

Como num replay, os leitores poderão rever esse emocionante jogo. Como David Coimbra afirma em sua apresentação: "O leitor de 71 segundos - o jogo de uma vida vai deparar com um livro bem fornido de informações colhidas com a técnica das melhores reportagens, descritas com a qualidade dos melhores romances".

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.