A Abordagem de Educação Física Escolar Discutida a Partir da Análise da Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968- 1984)

Por: .

V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho objetiva resgatar o discurso oficial presente na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984), periódico especializado do MEC durante a vigência da ditadura militar no Brasil. O diálogo com o periódico procurará evidenciar o engajamento do Estado na divulgação e consolidação de uma determinada abordagem de Educação Física-aí incluída a Educação Física escolar-além de várias contradições encontradas no próprio discurso oficial. Essas contradições apontavam para algumas lacunas por onde poderiam ter se organizado resistências à tentativa de esportivização da Educação Física escolar. Imputando aos sujeitos individuais e coletivos sua responsabilidade na construção do processo histórico, discute o fato de os profissionais da Educação Física, salvo iniciativas isoladas sem nenhum caráter orgânico, terem se conformado de maneira ativa ou passiva, às formas de atuação propugnadas pelo Estado autoritário. Assim, para além de abstrações que imputam ao Estado militarizado a imposição de um modelo pedagógico baseado no esporte de rendimento, o trabalho procurará evidenciar que direta ou tacitamente os profissionais da Educação Física foram atores ativos naquele processo de difusão c consolidação de um modelo unidimensional de Educação Física

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.