A Abordagem Lúdica Como Estratégia no Contexto da Educação Física Equatoriana

Por: Josué Celso Marcillo ñacato, Laura Cristina Barba Miranda, Luis Fernando Xavier Núñez Sotomayor, Richar Jacobo Posso Pacheco e Roberto Manolo Castro Cevallos.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.258 - 2019

Send to Kindle


Resumo

currículo de Educação Física do Equador teve um desenvolvimento acelerado nos últimos anos. O ajuste curricular de 2016, teve três abordagens curriculares que entraram em vigor, elas são: corporais e lúdicas; essa última abordagem orienta todos os professores a desenvolver aulas divertidas e agradáveis, mas não há consenso claro sobre sua utilidade e aplicação nas aulas como estratégia de aprendizagem O objetivo do artigo é examinar a literatura científica do tópico levantado e determinar sua utilidade no aprendizado cooperativo. Para esta pesquisa, foi realizada uma revisão sistemática de artigos, teses, guias e livros, sintetizando seus principais temas, para esse fim, foi consultado o banco de dados da Biblioteca Virtual Unir e a Plataforma do Ministério da Educação do Equador. 16 artigos científicos foram selecionados. Foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo de três tópicos: o Ajuste Curricular da Educação Física do Equador de 2016, a abordagem lúdica do currículo de Educação Física e as diferentes abordagens curriculares da Educação Física. Os resultados da revisão indicam que a abordagem lúdica desenvolve curiosidade e criatividade, sustentada por um bom processo de ensino com estratégias metodológicas ativas, que permitem aos alunos desfrutar da descoberta motora, promovendo autonomia para a prática de atividade física. Finalmente, são propostas diretrizes práticas para os professores sobre a aplicação da abordagem recreativa. Olhando para as linhas futuras, espera-se contextualizar estratégias metodológicas ativas com uma abordagem lúdica, que permita trabalhar em diferentes níveis educacionais, verificando sua validade e confiabilidade.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/1531

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.