A Ação na Educação Física Escolar: Desafios e Inquietudes na Formação do Ser Professor

Por: Gabriela Teixeira Paula, Luiz Fernando Monteiro, Patrícia H de Andrade e Selva M Guimarães Barreto.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O processo educacional em nível formal tem sido caracterizado como uma área que enfrenta muitos conflitos e desafios diante de uma sociedade em constante mudança e que almeja a “construção” de uma escola de qualidade para todos. Mediante o exposto, o presente estudo teve por objetivo desvelar os desafios e inquietudes vivenciados pelos discentes de Licenciatura em Educação Física da UFJF em sua formação inicial, de modo a conhecer a realidade de sua vivência acadêmica, segundo análise de respostas emitidas por 17 participantes matriculados no último período do curso de Licenciatura em Educação Física da UFJF às seguintes questões: 1) Como você avalia a preparação profissional (docência nos ensinos fundamental e médio) proporcionada no curso de Licenciatura em Educação Física da UFJF para atuação na docência? 2) Na sua formação inicial foram tratados assuntos sobre o cotidiano escolar e as dificuldades existentes na prática? 3) Há outras informações que você julga interessante explicitar para favorecer a obtenção dos objetivos expressos neste estudo? Quais? Por quê? As argumentações foram agrupadas em nove diretrizes que nos levam a concluir que há uma insatisfação com relação a formação inicial para a docência no âmbito do curso de Licenciatura em Educação Física.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.