Resumo

Introdução: A Educação Infantil como objeto de propostas de políticas de educação pública por ser recente, e pela sua novidade, nos instiga ao inusitado, portanto, apresenta um manancial de possibilidades. A Educação Física na Educação Infantil tem uma função importante no desenvolvimento da criança, é necessário considerá-la como um ser integral. Objetivo: Analisar a prática pedagógica de professores de Educação Física que atuam em escolas municipais de Educação Infantil de Cuiabá-MT. Metodologia: Se caracteriza como um estudo de campo, de natureza descritiva, abordagem qualitativa e interpretativa. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevista. Foram sujeitos 50 professores que responderam ao questionário, sendo 10 entrevistados. Resultados: Evidencia-se que ainda existe uma fragilidade significativa na formação desses professores, relacionada aos saberes necessários e competências para atuação na Educação Infantil. Com relação aos problemas da prática pedagógica observamos nas respostas questões como: falta de limites, de atenção, motivação, choros, falta de domínio dos movimentos, pouca compreensão das atividades. Ainda sobre às dificuldades estão: Dificuldades de Planejamento, Conteúdos, atividades, espaço, materiais. Conclusão: Os professores de Educação Física encontram-se em um processo de construção de identidade como profissional de educação infantil, que aponta para a necessidade de formação constante e reflexão sobre a prática pedagógica. Apesar de considerar que a formação inicial foi insuficiente para a atuação nesta faixa etária, estes reconhecem um saber adquirido dentro da prática a experiência, saber aprendido na escola da vida, por tentativa e erro e com a colaboração de alguns colegas. Ao professor cabe a ousadia de reinventar o presente, a partir da experiência vivida. 

Acessar