A Ação do Professor de Ensino Superior na Educação Fisica Adaptada: Construção Mediada Pelos Aspectos dos Contextos Historicos, Politicos e Sociais

Por: Rita de Fátima da Silva.

2005 28/01/2005

Send to Kindle


Resumo

A ação do professor do ensino superior é decisiva no direcionamento das disciplinas acadêmicas. Essa ação é construída envolta em elementos que a influenciam. Dessa forma, a preocupação nesse estudo foi com a questão da ação do professor enquanto decisiva para atribuição de identidade à disciplina Educação Física Adaptada, fazendo assim o seu direcionamento, bem como os aspectos que podem contribuir para a construção dessa ação. Para elucidar tal preocupação objetivou-se identificar quem é esse professor do ensino superior na disciplina Educação Física Adaptada em Instituições de Ensino Superior no Estado de Mato Grosso do Sul, sua formação e atuação, bem como sua representação sobre a EFA, correlacionando esses dados com as orientações legais e a literatura da área. A partir dessa concepção compreendeu-se que a pesquisa qualitativa, através de revisão de literatura e de cunho interpretativo e documental seria capaz de alcançar a "objetividade social" que envolve a realidade desse constructo que é a ação do professor com relação à disciplina Educação Física Adapta. Para tanto, foram selecionadas as sete Instituições de Ensino Superior (uma pública e seis particulares) que oferecem o curso de graduação e/ou licenciatura em Educação Física, no Estado de Mato Grosso do Sul. A coleta de dados foi realizada através de questionário com os sete docentes da disciplina Educação Física Adaptada, literatura da área, ementários e programas das mesmas. Isso possibilitou identificar as propostas dos professores para a disciplina Educação Física Adaptada, de forma a "mapear" a formação inicial na área em estudo no Estado de Mato Grosso do Sul. Através das análises desenvolvidas pode-se constatar que: Os Aspectos influenciadores da ação do professor são formados pelos contextos Histórico, Político e Social; a disciplina Educação Física Adaptada é produto da forma construída ao longo dos anos para o atendimento da pessoa em condição de deficiência; o desenvolvimento das formas de atendimento para a pessoa em condição de deficiência trouxe mudanças na formação superior; a inclusão potencializa as necessidades de reestruturação na formação superior; as orientações Internacionais com relação ao atendimento da PCD influenciam fortemente a Legislação Brasileira; cada professor é um ser único e, portanto, essa singularidade se reflete em sua forma de atuar na disciplina Educação Física Adaptada. Dessa forma é a ação do professor que atribui identidade e direcionamento à disciplina Educação Física Adaptada e esta ação reflete como a experiência está articulada (orientações legais, literatura, ementas e programas da disciplina) e como o indivíduo interpreta essa experiência subjetiva humana, que significado atribui a ela. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000344303&opt=1

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.