A Ação-reflexão-ação dos Saberes Docentes dos Mestres de Karatê: Construindo Indicadores Para a Transformação da Prática Pedagógica.

Por: e Yuri Lopes.

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

A construção de uma prática emancipatória para o ensino do karatê foi o maior motivo para a realização deste estudo. Para isso, adotamos as categorias dos “saberes docentes” (TARDIF, 2002; GAUTHIER, 2006) para interpretar e analisar a prática pedagógica dos mestres. O objetivo foi buscar indicadores que permitam a transformação didático-pedagógica do karatê. A pesquisa-ação foi o método investigativo utilizado. Observamos que os recursos materiais e simbólicos que os mestres mobilizam para ensinar são fatores cruciais que limitam as transformações dos valores que tem orientado a prática pedagógica. Para que os referidos mestres possam adotar uma postura comprometida com a construção de saberes docentes orientada a luz da perspectiva pedagógica histórico-crítica é necessário fornecer subsídios para tal.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20193

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.