A Adiposidade Corporal e a Idade Prejudicam a Capacidade Funcional Para Realizar as Atividades da Vida Diária de Mulheres Acima de 47 Anos

Por: Vagner Raso.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.8 - n.6 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar o efeito da idade, peso, altura, índice de massa corporal e adiposidade corporal na capacidade funcional de mulheres acima de 47 anos para realizar as atividades da vida diária. Para tanto, a amostra foi constituída por 129 mulheres na faixa etária de 47 a 77 anos de idade. A adiposidade total (Adp T) foi considerada por meio do somatório das dobras cutâneas bíceps (BI), tríceps (TRI), subescapular (SB), axilar média (AM), supra-ilíaca (SI), abdominal (ABD), coxa anterior (CA) e panturrilha medial (PM). A adiposidade central (Adp C) representou o somatório de SB, AM, SI e ABD, e a adiposidade periférica (Adp P), o somatório de BI, TRI, CA e PM. A capacidade funcional para realizar as atividades da vida diária foi predita mediante os testes: velocidade para se levantar de uma posição sentada (VLPS) e para se levantar de uma posição deitada (VLPD), velocidade para calçar e amarrar o tênis (VCAT) e velocidade para subir escada (VSE). Foi calculado o quartil (Q) para todas as variáveis independentes (idade, peso, altura, índice de massa corporal e adiposidade corporal [total, central e periférica]). A análise estatística utilizada foi a ANOVA one way e os coeficientes de correlação linear de Pearson e Spearman rank-order. As diferenças estatisticamente significativas ocorreram principalmente entre os quartis das extremidades (Q1 x Q4) para VLPS e VLPD (exceção para peso e IMC), enquanto para VSE foi entre Q2 x Q4 (idade). As variáveis independentes exerceram efeito nulo sobre VCAT. A magnitude de variação percentual ocorreu entre a amplitude de 14,1% (idade [VLPD: Q3 x Q4]) e 36,1% (Adp T [VLPS: Q2 x Q4]). Em ordem, as variáveis independentes que exerceram maior repercussão negativa sobre a performance nos testes de capacidade funcional (VLPS, VLPD, VSE) para realizar as atividades da vida diária foram Adp C, idade, Adp T, Adp P, IMC e peso.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v8n6/v8n6a04.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.