A Análise de Conteúdo Como Forma de Tratamento dos Dados Numa Pesquisa Qualitativa em Educação Física Escolar

Por: Marcelo Soares Tavares de Melo, e Maria Eliete Santiago.

Movimento - v.16 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

Muitas vezes, em livros e periódicos, se dá menor ênfase à elucidação da metodologia investigativa, favorecendo o não reconhecimento dos procedimentos e instrumentos de coleta e análise dos dados como construto da elaboração do pesquisador. Neste artigo, apresentamos uma reflexão acerca de uma dasfases da metodologia científica, focalizando a análise de conteúdo categorial temática como uma das formas de tratamento dos dados. Tomamos como exemplo, para discutir e fundamentar o ato de pesquisa, uma investigação desenvolvida no âmbito da Educação Física  escolar, na intenção de colaborarmos na consolidação da rigorosidade científica  das   pesquisas   nessa área.

Endereço: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/11546/10008

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.