A Aplicação do Pedômetro em Pesquisas na área da Educação Física em Periódicos Nacionais

Por: Danilo Rodrigues Batista, Felipe de Ornelas, Guilherme Borsetti Businari, , Vlademir Meneghel e Wellington Gonçalves Dias.

VI Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Esse trabalho descreve a produção do conhecimento relacionado ao equipamento pedômetro em periódicos nacionais do qualis Capes na área de Educação Física. Objetivo: O objetivo foi identificar na literatura nacional quais as principais finalidades do pedômetro e suas aplicabilidades práticas. Metodologia: Para tal, utilizamos as palavras chaves Pedômetro, Nível de Atividade Física Habitual e Passos Por Dia para busca realizada em 8 periódicos de língua portuguesa: Revista Brasileira de Ciência e Movimento (RBCM), Motricidade, Motriz, Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde (RBAFS), Revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Revista Brasileira de Cineantropometria e Desenvolvimento Humano (RBCDH) e Revista da Educação Física. O estudo dispõe de publicações do ano de 2001 até 2018. Foram analisados 24 artigos extraídos de periódicos da área da Educação Física com classificação Qualis Capes B1. Dos 24 artigos levantados, 2 foram excluídos por não utilizarem pedômetros e os 22 artigos incluídos foram divididos em subáreas do conhecimento. Resultados: A frequência absoluta e percentual de artigos por subárea foi: Pedômetro e Classificação do Nível de Atividade Física Habitual (NAFH) (7, 31,8%), Pedômetro e Predição de Saúde (9, 40,91%), Pedômetro e Promoção da Atividade Física (4, 18,18%), Pedômetro e Acelerômetro (2, 9,09%), e Pedômetro e Parâmetro Fisiológico (0, 0%). O pedômetro tem sido utilizado com maior ênfase, por pesquisadores brasileiros, na predição de saúde e consecutivamente na classificação do NAFH. Não foram encontradas pesquisas mostrando associação do pedômetro com parâmetros fisiológicos como consumo de oxigênio (VO2), metabolismo aeróbio e anaeróbio, frequência cardíaca e lactato. Porém foi verificado que o pedômetro pode ser utilizado com eficácia como estratégia para promoção de atividade física. Do mesmo modo, observa-se que o acelerômetro está, cada vez mais, sendo utilizado em comparação com o pedômetro. Considerações Finais: Pode-se inferir que há necessidade de pesquisas envolvendo pedômetro e parâmetros fisiológicos, usufruir mais do pedômetro como estratégia de promoção de atividade física e também realizar mais pesquisas envolvendo pedômetros e acelerômetros.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.