A Aquisição da Primeira Locomoção da Criança: Um Estudo Descritivo

Por: Suely Felix Pereira.

104 páginas. 1990

Send to Kindle


Resumo

A auto locomoção é uma das tarefas evolutivas importantes no desenvolvimento da primeira infância. O presente estudo tem como objetivo comparar o efeito da presença, no campo visual de bebês, de objetos familiares e de objeto não familiares sobre os movimentos dos membros que precedem o arrastar-se e/ou o engatinhar. Três bebês, cujas idades variavam de 3 a 6 meses no início do estudo foram observados diante de três situações - na presença de objeto familiar, na presença de objeto não familiar e na ausência de objeto. A duração e a freqüência das respostas de olhar para o objeto e de movimentar cada um dos membros foram registradas, a partir da observação de sessões gravadas em videoteipe, através de um registrador de evento criado especialmente por um programa de microcomputador. A análise dos dados revelou que os três bebês não somente olhavam mais longamente para os objetos não familiares do que para os objetos familiares como também apresentavam maior movimentação dos membros, principalmente dos membros inferiores, diante dos objetos não familiares. A análise de seqüência não mostrou, entretanto, dependência entre as respostas de olhar para o objeto e de movimentar membros.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1429&listaDetalhes%5B%5D=1429&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.