Integra

O ano de 2012 proporcionou importantes oportunidades e conquistas para o nosso periódico científico Arquivos em Movimento. Como é do conhecimento de todos, a Arquivos foi agraciada com o edital n° 07/2012 - Programa “Apoio à Publicação dePeriódicos Científicos e Tecnológicos Institucionais” – oferecido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ – que é responsável por fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação no Estado do Rio de Janeiro. Conforme mencionado no último editorial do periódico (volume 8, número 1), com estes recursos, a Arquivos será capaz de aumentar a sua visibilidade e seus níveis nos estratos do sistema Qualis da CAPES. Sendo assim, esperamos que 2013 seja um ano ainda melhor e com um número ainda maior de submissões, o que nos permitirá aumentar a periodicidade anual da revista. Como destaque nestes últimos anos, a professora doutora Heloisa Araújo Gonzalez Alonso – Editora Chefe – trabalhou de forma incansável para que a Arquivos alcançasse o atual estágio e brigou muito para que jamais atrasássemos qualquer número ou poupássemos energia na manutenção da sua qualidade. Ainda que acometida por problemas sérios de saúde, em momento algum  deixou de participar das tarefas e encontros semanais da equipe de editores. Entretanto, após ter conduzido a Arquivos nestes últimos anos, a professora Heloisa considerou oportuno “oxigenarmos” o corpo de editores e se afastou do referido cargo para que o professor doutor Alexandre Palma de Oliveira, que também assina este editorial e que vem exercendo o cargo de vice-coordenador da pós-graduação stricto sensu da EEFD/UFRJ, assumisse o posto de Editor-Chefe da Arquivos. Ainda assim, a professora Heloisa, como não poderia ser diferente, continuará a contribuir de forma bastante intensa com a Revista. Desta forma, gostaríamos de expressar os nossos profundos agradecimentos à referida professora e destacar a sua importante contribuição e carinho com a Arquivos. 

No presente número, a Arquivos, mais uma vez, conta com uma grande riqueza de temas. Em nosso Ponto de Vista, as professoras Márcia Fajardo, Marta Tomaz e RuthCohen (EEFD/UFRJ) apresentam o projeto de extensão intitulado Brincante. As referidas professoras e demais membros da sua equipe levam ao hospital de pediatria da UFRJ, o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), “um brincar diferenciado, a fim de atender às demandas das crianças que lá se encontram, seja para o atendimento ambulatorial, quimioterápico ou internação”. Sem dúvida alguma, o projeto é inspirador e apresenta um espaço de intervenção da Educação Física e do Lazer ainda pouco explorados. Para as autoras, o “hospital deixa de ser percebido como um local hostil, ao se tornar um espaço potencial para a transformação da dor psíquica em um lugar de criação”. 

Na sessão de Artigos Originais, Chrispino e colaboradores (UFRJ) discutem a estimativa da força muscular por meio do volume muscular, medido indiretamente por imagens de ultrassonografia e com base em modelos matemáticos, em atletas de polo aquático. Mascarenhas e colaboradores (UCA/ UTFP) discutem a velocidade crítica de Arquivos em Movimento, em seu oitavo ano, possa continuar a contribuir com a produção e a divulgação do conhecimento produzido na Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. 

A equipe da Arquivos deseja a todos, revisores, leitores e autores, um excelente 2013! Que todos tenham uma ótima leitura

Alexandre Palma de Oliveira e Marco Antonio Cavalcanti Garcia 
Editores da Arquivos em Movimento

Acessar