Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado que buscou compreender o processo de experiências formativas vividas no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), política pública instituído pela Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Como professora supervisora, orientando e acompanhando bolsistas em formação inicial, chamou-me a atenção o encontro com ex-bolsistas retornando ao PIBID como professor/a supervisor/a, bem como com ex-alunos/as da rede pública que tinham vivenciado o PIBID em suas escolas inserindo-se como bolsistas no Programa depois de entrarem na universidade. Esse movimento de ciclos de “desenvolvimento profissional” me mobiliza a pensar algumas questões: como as experiências construídas e compartilhadas no PIBID constituem a produção do saberfazer2 dos professores de Educação Física? As situações de aprendizagens vividas no contexto do PIBID contribuem para a formação de professores/as comprometidos/as com a luta política em defesa da Educação pública de qualidade, gratuita e laica? É possível superar imagens romantizadas da profissão docente? A partir dessa problematização, investiguei, narrativamente, os sentidosformativos do saberfazer da docência no PIBID em um curso de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública no Rio de Janeiro no contexto de uma redecenáriosformativos.

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