A Atividade Pedagógica da Educação Física: a Proposição dos Objetos de Ensino e o Desenvolvimento das Atividades da Cultura Corporal

Por: Carolina Picchetti Nascimento.

293 páginas. 2014 07/03/2014

Send to Kindle


Resumo

A atividade pedagógica da Educação Física lida com as atividades da cultura corporal, tal qual o jogo, a luta, a dança, a mímica e a ginástica, que podem ser consideradas os objetos de ensino dessa disciplina. A tese defendida neste trabalho é que os objetos de ensino da Educação Física devem ser elaborados a partir da explicação e sistematização das dimensões genéricas que constituem as atividades da cultura corporal. O objetivo da pesquisa foi elaborar uma proposição sobre os objetos de ensino da Educação Física como uma expressão do processo histórico de desenvolvimento das atividades corporais. O trabalho fundamentou-se nos princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico e Dialético, notadamente no princípio referente à análise lógico-histórica dos fenômenos. Essa fundamentação nos permitiu investigar as condições necessárias para o surgimento das atividades da cultura corporal (sua gênese), bem como as relações essenciais que as constituem (sua estrutura). Destaca-se dessa investigação duas sínteses principais. A primeira delas refere-se às dimensões simultaneamente humanizadora e alienadora das atividades da cultura corporal, dimensões essas que se encontram sintetizadas no fenômeno Esporte como a mediação central que permitiu o desenvolvimento dessas atividades em nossa sociedade. A segunda síntese refere-se às proposições das relações essenciais da cultura corporal às quais denominamos de: criação de uma imagem artística com as ações corporais, controle da ação corporal do outro e domínio da própria ação corporal. Essas relações, sistematizadas em seus aspectos gerais, constituem-se nos objetos de ensino da Educação Física, passando a ser o principal critério pedagógico para a determinação dos conteúdos e modos de organização do ensino dessa disciplina em uma perspectiva histórica e cultural da formação humana. A elaboração da tese nos permite afirmar que a Educação Física deve ensinar essas relações gerais e essenciais, que se manifestam nas muitas e diferentes formas das atividades da cultura corporal e que expressam modos de ação e capacidades humano-genéricas desenvolvidas pela prática social. Essa conceituação da Educação Física permite que ela contribua para concretizar o objetivo geral do trabalho educativo escolar a partir da especificidade de suas atividades: a formação do pensamento teórico dos estudantes e professores.

Endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-105809/pt-br.php

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.