A Atuação do Profissional de Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (nasf) e os Resultados de Sua Intervenção com Um Grupo de Usuários do Sistema único de Saúde (sus)

Por: Michelli Cristina de Andrade Gonçalves.

2013 16/09/2013

Send to Kindle


Resumo

A demanda por profissionais de Educação Física na área da saúde vem aumentando nos últimos anos, sendo que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é o setor que oferece mais vagas. Este trabalho teve como objetivo investigar alterações na percepção da qualidade de vida, dados antropométricos e valores de pressão arterial das participantes de um programa de exercícios físicos, todas pertencentes a uma Unidade de Saúde da Família do município de São João da Boa Vista. As participantes foram instruídas por uma profissional de Educação Física pertencente à equipe do NASF. A percepção da qualidade de vida foi avaliada através do WHOQOL abreviado. Os dados antropométricos coletados foram: massa corporal, estatura, medidas da circunferência da cintura e do quadril, além do cálculo do índice de massa corporal. Os valores de pressão arterial foram aferidos através do monitor de pressão arterial digital automático de pulso da marca Techline, modelo Z-40. O nível socioeconômico foi coletado através de questionário. Para a análise dos dados, as 32 voluntárias foram classificadas em dois grupos, de acordo com o tempo em que frequentaram o programa: Grupo 6 meses (G6M; n=16) e Grupo 1 ano (G1A; n=16). Houve diferença significante no G1A em relação à massa corporal, cintura, IMC e RCQ. Na avaliação do WHOQOL abreviado, o G6M apresentou valores estatísticos significantes de melhora relacionados com os domínios físico, psicológico e qualidade de vida geral. Ambos os grupos iniciaram o programa com valores médios de pressão arterial sistólica e diastólica acima da normalidade e finalizaram o programa com valores dentro da normalidade.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000914213&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.