Resumo

Este trabalho surgiu a partir de estudos orientados no curso de Educação Física Licenciatura, na Universidade Potiguar- UNP. Teve por objetivo relatar um pouco a história das lutas, do seu surgimento, como também abordar a ausência de sua prática dentro do ambiente escolar por parte dos docentes com os alunos do Ensino Fundamental. Rico em cultura, desenvolvimento corporal, social e cooperativo o conteúdo de lutas proporciona aos discentes as diversas possibilidades de expressar-se e desenvolver-se através dos movimentos realizados em suas práticas. Embora as lutas tenha todo esse um caráter positivo ainda sofre grande preconceito, pois ao se falar da mesma algumas pessoas enxergam como incitação a brigas, ou seja, marginalizam sua prática. Mesmo as lutas sendo um fenômeno sociocultural e de grande relevância, estando presente nos blocos de conteúdo da educação física, os docentes têm se limitado a desenvolver suas aulas relacionadas a tal conteúdo, utilizando de inúmeras justificativas, tais como: que não tem formação nessa modalidade, não teve em seu desenvolvimento acadêmico um enfoque voltado para realização dessas práticas. O transcorrer desse artigo se subsidiou em um relato de experiência, onde aplicou-se aos alunos do ensino fundamental várias atividades pré-desportivas relacionadas as lutas. Foi identificado que os alunos desconheciam a prática das lutas, devido à falta da prática e preparo dos docentes em trabalhar a temática. Ao realizar a prática os alunos vivenciaram uma experiência prazerosa e de liberdade, onde de forma simples se divertiram, como também se expressaram de maneira coletiva. Enfim, é notório perceber o quão rica é a prática das lutas e quantos benefícios ela traz aos discentes, que vai desde ao conhecimento da cultura ao desenvolvimento corporal, social, afetivo e cooperativo. 

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