A Autoeficácia dos Professores, o Alcance de Metas, as Atitudes e Intenções na Implementação do Novo Currículo de Educação Física Grego

Por: Athanasios Papaioannou e Georgios Gorozidis.

European Journal of Sport Science - v.17 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Sobre a Obra

As interrelações entre a autoeficácia dos professores de Educação Física, a orientação pelos objetivos, as atitudes, intenções e comportamentos em relação à implementação do novo currículo foi investigada nesse estudo. 290 professores de Educação Física do ensino médio foram os participantes. Após dois anos da introdução do novo currículo os participantes responderam anonimamente a um questionário com propriedades psicométricas aceitáveis. Os professores orientados pelo alto nível de conhecimento e com alta autoeficácia tiveram atitudes positivas diante ao novo currículo impetrando um maior número de planos de aula além de demonstrarem maior disponibilidade para fazer o mesmo no futuro. A metodologia de desempenhos relacionada à orientação pelos objetivos teve baixa relação positva com a implementação dos planos de aula e também na sua relação com intenção e disponibilidade de fazer o mesmo no futuro, enquanto o desempenho de evitar a orientação pelos objetivos não foi relacionado para nenhuma determinante de intenção e implementação de currículo. Os efeitos da maestria da orientação pelos objetivos na intenção e comportamento foram mediadas pela autoeficácia em atingir propósitos educacionais com fim em si mesmo, ou seja, promoção da autoregulação dos alunos em atividade. Os efeitos da metodologia da performance orientados pelos objetivos no comportamento foram mediados pela autoeficácia em atingir os objetivos curriculares, o que significa promover outros propósitos educacionais, ou seja, a adoção de um estilo centrado no aluno. A experiência de ensino foi negativa em sua relação à implantação do novo currículo e com a maior parte dos seus elementos. Estratégias objetivando aumentar a autoeficácia dos professores, maestria de objetivos, atitudes e intenções para implementação de um novo currículo são sugestões deste estudo. (Trad. Raquel Pedercini)

Endereço: http://epe.sagepub.com/content/17/2/231.abstract

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.