A Avaliação Antropométrica em Crianças Tem Sido Realizada nas Escolas Para a Prevenção do Sobrepeso e Obesidade?

Por: Carmen Sílvia Grubert Campbell, , Ioranny Raquel Castro de Sousa, Marcelo Magalhães Sales, Rafaello Pinheiro Mazzoccante e Willson Botelho Neto.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.12 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

A população brasileira está deixando de sofrer com a desnutrição infantil. No entanto, sofre com um aumento da incidência de sobrepeso (SP) e da obesidade (OB). Assim, o objetivo deste estudo foi investigar se avaliações antropométricas (AA) estão sendo realizadas nas escolas pelo professor de  Educação Física e se ele retorna o relatório dessas avaliações ao aluno. Para tanto, 35 professores de Educação Física escolar, sendo 17 de escolas públicas e 18 de escolas particulares, responderam a um questionário objetivo. Não houve diferença significativa (p > 0,05) entre as frequências de resposta quanto à utilização ou não das AA entre as escolas públicas (35,3%) e particulares (50%). No entanto, apenas 29,4% e 27,8% dos professores das escolas públicas e particulares, respectivamente, reportaram repassar os relatórios das avaliações aos pais e alunos, sendo que essas frequências de respostas não diferiram entre si (p < 0,05). Em conclusão, os resultados apontam que a maior parte dos professores de escola pública (64,7%) e a metade (50%) das escolas particulares não realizam AA em seus alunos, bem como não retornam os resultados aos pais e alunos.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/2862

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.