Resumo

Compreendendo a relevância do momento histórico que o Brasil vive no atual cenário desportivo, bem como a importância de uma política pública desportiva eficiente voltada para o cidadão e a necessidade de que os servidores públicos estejam alinhados com o objetivo de enobrecer a política pública desportiva do estado de Minas Gerais, o presente estudo tem como objetivo central analisar como a avaliação de desempenho pode contribuir para o crescimento profissional do servidor público da Subsecretaria de Esportes, integrada na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), através da análise da opinião dos servidores em relação ao processo de Avaliação de Desempenho Individual (ADI).A presente pesquisa é um estudo de caso desenvolvido para avaliar o nível de concordância dos servidores públicos em relação a avaliação do desempenho, tendo sido utilizado um questionário validado por Almeida (2007), composto por 25 questões fechadas distribuídas pelas seguintes dimensões de análise: i) identificação do sujeito; ii) justiça; iii) objetividade y utilidade do processo de ADI desenvolvido na SEEJ. Foi utilizada uma escala de Likert de 5 pontos (1= Não concordo totalmente; 2= Não concordo parcialmente; 3= indiferente; 4 = Concordo parcialmente; 5 = Concordo totalmente), para a resposta a cada um dos itens. Para o tratamento dos dados foi utilizado o programa Microsoft Office Excel 2010, tendo sido efetuada uma análise de estatística descritiva e ainda aplicados testes não paramétricos (“K” de Kendall (W); o teste de Wilcoxon; e o teste de Kruskal-Wallis) com recurso ao programa R: A Language and Environment for Statistical Computing. Os resultados indicaram que 50% dos respondentes concordam totalmente com o processo de avaliação e os restantes concordam parcialmente com a contribuição do processo ADI para o crescimento profissional. Importa referir que, para que a ADI tenha impacto dentro de uma organização é importante que exista interesse de melhoria e conhecimento por parte de todos os envolvidos.

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