A Avaliação da Produtividade em Pesquisa na Educação Física: Reflexões Sobre Algumas Limitações dos Indicadores Bibliométricos

Por: , Marcelo Vitor-costa e Priscila Maia da Silva.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Nosso objetivo foi analisar as limitações da avaliação bibliométrica baseada no uso da citação; e refletir sobre a influência desta forma de avaliação da produção de conhecimento na área da Educação Física, especialmente na pós-graduação. Fizemos uma descrição das principais limitações dos indicadores (fator de impacto e índice h) utilizados no Brasil para avaliação da produção de pesquisa. Revistas e pesquisadores podem estar mudando seu comportamento para aumentar seu impacto no sistema de avaliação, com consequências como o distanciamento entre o que é produzido na área de conhecimento e sua relevância social e acadêmica. As formas de avaliação precisam ser (re)pensadas de forma mais profícua, quanto aos seus efeitos sobre a qualidade das publicações científi cas. Consideramos fundamental um maior envolvimento por parte da comunidade acadêmica e científi ca, em discussões sobre as consequências que o uso desses indicadores baseados em citação pode trazer para a área da Educação Física.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092012000400005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.