Resumo

O presente artigo investiga como as vivências integradoras da Biodanza afetam o estilo de vida de um grupo investigado de Biodanza, localizado em Natal, tendo como objetivos buscar compreender o que é vivenciar a Biodanza para os participantes; além de refletir sobre as mudanças significativas na vida dos participantes a partir das vivências integradoras. A contribuição para a área da Educação Física é a possibilidade de contribuir com os poucos trabalhos abordando a Biodanza, uma vivência que oportuniza um auto-conhecimento, uma sensibilidade do corpo-sujeito. Trata-se de uma investigação do tipo estudo de campo de natureza qualitativa, sendo o instrumento utilizado o questionário com perguntas abertas individuais para cada um dos participantes (incluindo a facilitadora) e um questionário específico somente para a facilitadora. Com base nos objetivos propostos acima e nos questionários, foram elaborados quatro itens, caracterização dos grupos, perfil sócio-economico do grupo investigado, significados da Biodanza e contribuição da Biodanza nos estilos de vida do grupo investigado, para a discussão e reflexão dos resultados. Verificou-se que a Biodanza, altera os estilos de vida dos participantes de forma sutil e significativa, propiciando estilos de vida ativos, dinâmicos, relaxantes, integrados, sensíveis, indo ao encontro de uma Educação Física que foge de modelos para o corpo, para a saúde, mas que busca reconstruir a identidade própria dos seres na sociedade.

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