Resumo

Embora com aplicações diversas, a Biomecânica do Movimento Humano é geralmente reconhecida na Educação Física (EF) pela importância no contexto do esporte. O processo de ensino-aprendizagem da biomecânica deve dar o embasamento necessário para a compreensão das leis da física aplicadas ao movimento, mas também no contexto da escola durante aulas de EF. No entanto, a aplicação da biomecânica na escola não vem sendo explorada nos cursos de licenciatura em EF. O objetivo deste texto é apresentar um ponto de vista sobre formas de adaptar conteúdos da biomecânica ao contexto escolar, por meio de atividades educativas, trazendo exemplos para facilitar a prática do professor de EF, e ilustrar como promover o contato dos escolares com diferentes conceitos de movimento, matemática, física, biologia, durante as aulas de educação física, contribuindo para um ensino integrativo. Para isso, buscamos na literatura referências que descrevessem e explicassem qual a atual situação desta temática nos cursos de EF. Discutimos também a influência da formação, delimitando espaços para conteúdos específicos e os métodos de ensino apropriados para tal abordagem. Observamos que críticas têm sido feitas às abordagens de ensino-aprendizagem nesta disciplina no ensino superior, as quais privam o estudante da visualização de conceitos mais práticos e que possam ser aplicados e incorporados no campo de trabalho. Por fim, nosso ponto de vista conclui que, sem dúvidas, os professores de educação física escolar têm dificuldade em aplicar conhecimentos da biomecânica na elaboração de suas aulas. Contudo, essa dificuldade pode resultar tanto de uma formação precária, quanto da dificuldade de ampliar conceitos básicos obtidos durante a formação superior. Nesse sentido, a proposta de ações para divulgar aplicações da biomecânica na escola poderia contribuir positivamente para alteração deste quadro

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