Resumo

Este trabalho trata da história de um modelo de cientificidade, das ciências biomédicas, que fundamentou a Educação Física no século XX. Busca-se apontar alguns caminhos de pesquisa sobre a biometria como disciplina de referência para a formação científica de professores de Educação Física na Escola de Educação Física da UFMG, da década de 1950 a 1970. A partir desse espaço e baseando-nos em debates acerca da história da educação científica, procura-se compreender a formalização desse campo biomédico como disciplina para a formação em Educação Física. Tem sido observado nas fontes (sobretudo livros e manuais) que a biometria proporcionava aos professores saberes técnicos e científicos de medida corporal e, em diálogo com a biotipologia, visava produzir referenciais de classificação dos corpos das pessoas. A hipótese é que seus conhecimentos parecem ter servido como meio de “making up people” para controlar e normatizar os corpos, mediante parâmetros, ditos objetivos, de normalidade, eficiência, aptidão física, desempenho, simetria, beleza e saúde.

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