A BNCC na Contramão do PNE 2014-2024: Avaliação e Perspectivas.

Por: Luiz Fernandes Dourado (Organizador) e Márcia Angela da S. Aguiar (Organizador).

59 páginas. ANPAE.

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Sobre a Obra

APRESENTAÇÃO

Entre as estratégias estabelecidas no Plano Nacional de Educação (2014- 2024) a que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) merece uma atenção especial no processo de monitoramento e acompanhamento do referido PNE, dado que na implementação das políticas educacionais vigentes vem ocupando um lugar estratégico e de disputas. De fato, na BNCC, aprovada pelo CNE a partir de documento do MEC, consolidouse a proposta do estabelecimento de uma Base Nacional que tomou o lugar de uma concepção de Base Comum Nacional, conceito construído pelo movimento dos educadores ao longo das lutas por uma educação cidadã. Essa BNCC tem sido o carro-chefe das políticas educacionais desenhadas pelo Ministério da Educação, especialmente após o impeachment da Presidenta eleita Dilma Rousseff. Impacta de forma direta as políticas direcionadas aos currículos escolares, à formação dos profissionais de educação, bem como os processos avaliativos nas escolas e sistemas de ensino. 
 

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