A Bola Ao Ritmo de Fado e Samba:100 Anos de Relações Luso-brasileiras no Futebol

Por: Francisco Pinheiro (Organizador) e (Organizador).

412 páginas. Afrontamento. 2013

Send to Kindle


Sobre a Obra

Em 2013 comemora-se o Centenário das Relações Luso-brasileiras no Futebol. Foi precisamente há 100 anos, entre junho e agosto de 1913, que uma equipa de jogadores portugueses rumou de barco ao Brasil para uma digressão futebolística pelo Rio de Janeiro e São Paulo. As duas nações ficaram unidas para sempre pelo Futebol, um dos fenómenos mais relevantes da história contemporânea portuguesa e brasileira.

Este livro conta com 22 capítulos, envolvendo um total de 25 autores (12 portugueses e 13 brasileiros), especialistas reconhecidos nos seus respetivos países. Encontramos o Futebol cruzado com as dimensões da história, das mulheres, do fascismo, do herói (nas figuras de Eusébio, Pelé, Otto Glória, Scolari, por exemplo), do clubismo (Benfica, Santos, Vasco da Gama, Académica de Coimbra), do cinema, da violência, do futebolista-emigrante ou da própria linguagem futebolística e jornalística. Um documento, em 22 partes, que conta 100 anos de história do futebol luso-brasileiro.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.