A Bola Rolando no Triângulo: Apontamentos Sobre a História Regional do Futebol no Triângulo Mineiro e Seus Diálogos com São Paulo no Início do Século Xx

Por: Cassia Danielle Monteiro Dias Lima e Igor Maciel da Silva.

Vozes, Pretérito & Devir - v.5 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo central deste trabalho é apresentar os diálogos entre os principais times de futebol do Triângulo Mineiro, Uberabinha Sport Club (Uberlândia) e Uberaba Sport Club (Uberaba), com times paulistanos na primeira metade do século XX. As fontes primárias desse estudo são os periódicos regionais: A Tribuna (Uberlandia,1923-1944) Lavoura e Commercio (Uberaba, 1909-1933), A Separação (Uberaba, 1921-1922) e Gazeta de Uberaba (Uberaba,1912; 1938). Por meio da análise das publicações é possível apontar a constante presença de times paulistas no cenário futebolístico do Triângulo Mineiro, assim como a presença dos mineiros no estado de São Paulo, relação que merece estudo mais aprofundado. A primeira relação citada pode ser fruto dos empreendimentos ferroviários na região encabeçados por empresas de São Paulo, e pelos diálogos esportivos possibilitados pelos campeonatos interestaduais masculinos de futebol e femininos de voleibol e cestobol. Para além disso, é apresentado o quanto a imprensa periódica interferiu na divulgação e monitoramento dos hábitos dos citadinos.

Endereço: http://revistavozes.uespi.br/ojs/index.php/revistavozes/article/view/97

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.