Resumo

Esta pesquisa trata da brinquedoteca no contexto escolar. As brinquedotecas são espaços de valorização da cultura infantil, que possibilitam o acesso a uma variedade de brinquedos, num ambiente lúdico. Nosso objetivo foi investigar o sentido atribuído a este espaço, pelos professores da educação infantil que atuam no projeto da brinquedoteca do saci. Este projeto funciona há 9 anos no Centro Integrado de Educação Popular de Ipanema, localizado na favela do Cantagalo, zona sul do Rio de Janeiro. Na gama destes sentidos buscou-se saber o papel e o lugar da brinquedoteca na escola. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, tendo os pressupostos da análise do discurso como base para a coleta de dados e sua análise. Ao final do estudo concluímos que a brinquedoteca desempenha o papel de laboratório de experiências lúdicas. Revela-se, na nossa escola, num lugar intermediário: ela não é da escola, visto as concepções conflitantes que aparecem ao longo da pesquisa; mas também a brinquedoteca não está simplesmente na escola, pois alimenta a sala de aula, não deixando morrer a brincadeira no espaço escolar.

Acessar