A Busca do Auto-conhecimento Através da Consciência Corporal: Uma Nova Tendência

Por: .

88 páginas. 1992 11/12/1992

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho procura aprofundar o conhecimento sobre as Novas Propostas de Abordagem do Corpo, que surgiram no Brasil a partir da década de 70, trazendo mudanças com relação aos princípios que orientam a Ginástica e a atividade física em geral. Partindo de uma análise sobre as principais propostas como a Antiginástica, a Bioenergética, a Eutonia, além de outras, foram abordados pontos em comum que fundamentam estas práticas e que caracterizam esta nova tendência. Os conceitos sobre Motricidade Humana, Corporeidade e Consciência Corporal, são discutidos no quadro teórico que embasam o trabalho. Como complementação desta pesquisa qualitativa, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, aplicada a um curso de Conscientização Corporal, na cidade de Campinas/SP e que representa esta nova tendência de abordagem do corpo. O auto-conhecimento, através da consciência corporal, foi a principal categoria expressa nos depoimentos dos alunos, ao responderem a pergunta: Qual o sentido desta atividades para você?. Este aspecto levantado dentre outros como a importância de despertar a sensação e de resgatar o prazer do movimento e promover a auto-valorização do indivíduo através da Consciência Corporal, são dados significativos que devem ser refletidos por aqueles que trabalham com a Educação Física.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=161&listaDetalhes%5B%5D=161&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.