A Campanha #foraricardoteixeira no Twitter: Interações Sociais e Debate Público a Respeito do Esporte

Por: Arthur Franco e Silva, Carla Monteiro Souza, Diego de Sousa Mendes, Galdino Rodrigues de Sousa, Moacir Costa do Prado, Rodrigo Augusto Resende Morais e Taise Giarola Barbosa.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.35 - n.4 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha """Fora Ricardo Teixeira""". Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/revista/index.php/RBCE/article/view/1460

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.