A Capoeira Como Conteúdo nas Aulas de Educação Física

Por: Dionísio Leonel Alencar, Jonathas Pinheiro Amorim Moura e Luciano Uchôa Nunes Filho.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.257 - 2019

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar a utilização da capoeira como conteúdo nas aulas de Educação Física em escolas públicas de ensino fundamental de Fortaleza-CE. Justifica-se a realização desta investigação, considerando que a mesma possa colaborar para uma melhor compreensão da realidade de como é tratada a capoeira como conteúdo nas aulas de Educação Física, bem como motivar sua prática na escola. No referencial teórico evidenciam-se assuntos relacionados sobre o tema, tais como: o histórico da capoeira, a capoeira na escola e os aspectos pedagógicos da capoeira. Trata-se de um estudo de campo, de natureza quantitativa, descritiva e transversal. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa de campo. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com 5 perguntas abertas e 3 perguntas fechadas. Como fontes primárias foram entrevistados 30 professores de Educação Física escolar. As fontes secundárias foram obtidas por meio de pesquisa de campo, para construção da base teórica e da consulta a fontes documentais visando o desenvolvimento de informações sobre o objeto e ambiente da pesquisa. Com a finalização desse estudo é possível apontar alguns indicadores sobre a importância e as dificuldades encontradas da dinamização da capoeira na escola, visto que é um conteúdo ainda pouco explorado nesse ambiente.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/1222

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.