A Capoeira Contribuindo Para o Aprimoramento das Funções Motoras na Educação Física Infantil

Por: E. F. de Oliveira, F. S. Pereira, G. J. de S. Neto e Tiago Barbosa Rosário.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
O objetivo desse trabalho visa analisar as contribuições que a capoeira pode trazer para as crianças da educação infantil nas aulas de educação física, assim como também analisar a aceitação da capoeira nas aulas.

Métodos e resultados:
A metodologia adotada nesse trabalho primeiramente foi a observação direta, com o intuito de detectar as dificuldades motora das crianças, e posteriormente a aplicação de 30 sessões de movimentos, na qual exigissem dos alunos algumas funções motoras como saltar, deslocamentos, ritmo, noções espaçotempo, dentre outras; esse trabalho foi desenvolvido em uma escolas da rede privada, em Montes Claros MG- Brasil. Participaram desse estudo 40 crianças com idade entre 4 e 8 anos. Ao passo que as atividades foram sendo desenvolvidas, percebeu-se através de observação direta, que a motivação e a autoestima entre os alunos tiveram um aumento significativo. Isso se deve à grande ludicidade que a prática da capoeira imprime. Outro fator importante foi a ampliação no desenvolvimento motor nas mesmas, com características de saltar, correr, deslocar, ritmo e noções de espaço tempo.

Conclusão:
A Capoeira nas escolas pode contribuir para uma melhoria nos resultados dos educadores interessados em promover mudanças. Podemos notar que a capoeira é uma atividade muito atraente, além disso, ela promove a socialização e a motivação entre os alunos nas aulas. Sempre respeitando as diferenças biológicas e as limitações de cada aluno para que não haja uma exposição do mesmo.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.