A Capoeira no Contexto da Escola e da Educação Física

Por: Paulo Rogério Barbosa do Nascimento.

143 páginas. 2005 00/00/0000

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Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo perceber, refletir e compreender a dinâmica do fenômeno capoeira inserido no contexto geográfico e cultural específico das cidades de Cruz Alta/RS, Panambi/RS e Ijuí/RS, na sua relação com escolas e a Educação Física. O estudo também visou a fundamentar e subsidiar a elaboração de futuras abordagens pedagógicas da capoeira, tanto na área da pesquisa educacional, como na prática pedagógica no contexto escolar e acadêmico. Foram utilizados como instrumentos de investigação: memorial descritivo, notas de campo e entrevistas semi-estruturadas, a partir de uma orientação metodológica de cunho qualitativo, com vistas a compreender o fenômeno de forma contextualizada. Constatou-se que a via escolar tem sido privilegiada no processo de inserção social da capoeira nas comunidades investigadas. Essa inserção escolar da capoeira está se dando geralmente no âmbito extracurricular, através de pessoas ligadas a grupos de capoeira e, invariavelmente, à área de estudo da Educação Física. A capoeira, fenômeno social impregnado de sentidos, intencionalidades e contradições, ao adentrar as escolas, mesmo pela via informal, tem estabelecido relações com o todo da dinâmica escolar. Dessa forma, capoeira é um conteúdo que vem emergindo como importante, significativo e plenamente possível de ser tematizado pela disciplina curricular de Educação Física. Isso implica em considerar a escola não apenas como um espaço para a reprodução da capoeira, e sim o local de vivência e estudo do fenômeno, que é perpassado por aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos, de forma a permitir ao educando a elaboração de uma compreensão mais ampliada a respeito do mesmo. 

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