A Capoeira na Roda da Escola e Seu Jogo com as Ambivalências, as Contingências, as Incertezas e os Conflitos

Por: Vinícius Penha.

2008 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação trata de investigar o processo de inserção da Capoeira, uma manifestação da cultura corporal de movimento, no contexto escolar, tendo as seguintes questões como diretrizes para a pesquisa: como a Capoeira adentra nas escolas? Quais impactos sofre a própria Capoeira ao adentrar nas instituições escolares? O que significa para a Capoeira tornar-se uma dimensão da cultura legitimada no contexto escolar? As respostas, ou melhor, as problematizações das referidas questões giraram em torno de discussões relacionadas à escola, à cultura, à Educação Física e a Capoeira, tendo como metodologia de pesquisa, trabalho de campo com princípios de pesquisa qualitativa, envolvendo estudos de caso do “tipo” etnográfico. Desse modo, duas escolas de ensino fundamental do município de Serra-ES foram escolhidas como campo de pesquisa para a realização do trabalho; em uma observamos não só as aulas de Capoeira via Oficina de Capoeira, como também as aulas de Educação Física, compreendendo seu processo de inserção no contexto escolar, levando em consideração uma escola que trabalha com princípios de uma modernidade sólida, portanto, com objetivos de instaurar e manter a ordem. No decorrer do trabalho, discorremos acerca das implicações desses objetivos, sobretudo nas relações estabelecidas com a Capoeira
e com a Educação Física. Na outra escola, centramos nossas observações apenas na Oficina de Capoeira, pelo fato dela se inserir na escola pelo viés esportivo. Ressaltamos que, em ambas as escolas, a Oficina de Capoeira acontece por intermédio de um Programa do Governo Federal intitulado Programa Escola Aberta. Descrevemos acerca das implicações de se trilhar um caminho que se destina a definir o que de fato seja a Capoeira. Portanto, não se trata de afirmar um modelo de inserção da Capoeira no contexto escolar, mas de desvelar uma dasmaneiras pelas quais a Capoeira foi inserida em um determinado contexto escolar. Assim, nos preocupamos em investigar como a Capoeir a é tematizada nas escolas e a maneira como seus agentes lidam com as ambiguidades, as incertezas, as contingências e os conflitos existentes no contexto escolar e que devem ser considerados como fatores positivos no processo educacional, uma vez que perm item ampliar as possibilidades de produção de conhecimento.

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.