Resumo

Objetivos:
Analisar a importância da educação física na educação infantil, mediante de intervenções didático-pedagógicas. Com isso evidenciar a relevância da disciplina educação física enquanto auxílio no desenvolvimento pleno da criança desta faixa de escolaridade.

Métodos e resultados:
Optou-se por realizar um estudo de abordagem qualitativa de caráter descritivo observacional. Onde se analisou um projeto de acadêmicos do curso de educação física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Este projeto fora executado em 14 escolas, e tinha como intuito propiciar atividades de caráter educativo, lúdico e recreativo na educação infantil das instituições de ensino público do município de Sobral do estado do Ceará. O estudo realizou-se entre os meses de março e junho de 2011. O trabalho foi realizado, envolvendo crianças da educação infantil IV e V. Durante as intervenções, observou-se que os alunos ao participarem das atividades propostas, mediadas pelo jogo, esporte e pela brincadeira, demonstraram dificuldades na aplicação de funções psicomotoras básicas tais como a lateralidade, o equilíbrio e ainda valências físicas clássicas como a força, a velocidade e a destreza.

Conclusão:
A ausência da educação física no currículo da escola pública municipal de Sobral na educação infantil estaria comprometendo o desenvolvimento integral da criança? Esta indagação pode ser respondida através dos resultados obtidos. A disciplina educação física enquanto componente curricular na educação infantil deve contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras, social e cognitiva do aluno, ou seja, auxiliar na formação integral do educando.