A Cidade, o Lazer e a Pessoa com Deficiência: Entre a Invisibilidade e Emergência da Participação Social

Por: André Luís Normanton Beltrame, Edvaldo Cesar da Silva Oliveira, João Batista Lopes da Silva, e Marilda Teixeira Mendes.

Licere - v.21 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Como ocorre o lazer para as pessoas com deficiência? Esta é a pergunta central desta pesquisa, que ganha forma ao se reconhecer duas questões: a primeira, dos processos de exclusão desta parcela do gênero humano; e a segunda, relativa ao espaço urbano e o dialogo com seus territórios. Para respondê-la investigamos o acesso e participação social frente ao fenômeno do lazer. Com uma proposta metodológica de abordagem qualitativa em base exploratória e descritiva o estudo opera metodologicamente por meio de pesquisa documental, revisão bibliográfica e de campo em entrevistas a seis participantes. Resultados apontam ao acesso precário, poucas opções de atividades, barreiras financeiras, arquitetônicas, de respeito das pessoas e de transporte. A participação se mostra prejudicada pelo acesso e pelo reconhecimento das pessoas.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/11518

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.