Resumo


Reconhecemos que a intervenção dos profissionais de Educação Física deveria
estar atrelada às diferenças dos seus usuários, até por que este é objeto primordial
que possibilita a individualização dos programas de exercício físico.
Consideramos que analisar como vem acontecendo a estruturação dos
conhecimentos e estratégias por parte do profissional, pode contribuir para o
aprimoramento da intervenção no mercado de trabalho. Com base nesses
aspectos o objetivo desse estudo foi verificar quais estratégias que o profissional
de Educação Física utiliza diante das diferenças de classes sociais dos usuários.
Para realização da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, optando pelo
estudo de caso. Foram realizadas observações e entrevistas parcialmente
estruturadas, como instrumento de coleta de dados. A caracterização da clientela
em diferentes classes sociais foi realizada pelo próprio informante. O
profissional estudado possui um ano de formado e tem 28 anos; sendo que
atua fora do âmbito escolar e é proprietário da academia onde foi realizada a
coleta, na cidade de Londrina - PR. O tratamento dos dados seguiu as
características da análise de conteúdo com o estabelecimento previamente dos
seguintes temas: 1) Conhecimento Formalizado; 2) Escolha de estratégias; 3)
Características dos sujeitos; e 4) Valores/Crenças profissionais. As categorias
de análise foram estabelecidas posteriormente, levando em consideração a
presença de elementos que apareceram com maior freqüência durante as
observações realizadas, assim foram divididas em: 1)Intervenção de outros
profissionais; 2) Meios de comunicação; 3) Perfil sócio econômico; 4) Aderência
aos programas de exercício físico; e 5)Reflexão da intervenção profissional. A
pesquisa permitiu considerar que o profissional de educação física em questão
procura disponibilizar seu serviço ao maior número de usuários possível, sendo
que na sua intervenção busca utilizar-se de conhecimentos e competências
especializadas; propiciando, portanto um serviço qualificado independente da
classe social em que está atuando. Detectamos também diferenças nas
estratégias de ação empregadas para enfrentar as situações profissionais perante
essas diferenças de perfis sócio -econômicos, bem como a valorização, em
primeiro lugar, da qualidade do serviço oferecido para, posteriormente, pensar
na questão de remuneraçã

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