A Co-educação no Ensino do Futebol nas Aulas de Educação Física a Partir da Perspectiva dos Alunos

Por: Roberto Zanelato Borges.

Kinesis - v.36 - n.2 - 2018

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar as relações coeducativas, principalmente as de gênero, no ensino do futebol, nas aulas de Educação Física, a partir da perspectiva dos próprios alunos. A pesquisa foi de campo, realizada com alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino, localizada na cidade de Forquilhinha/SC, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário. Concluímos, por meio das análises das respostas dos alunos, que tanto os meninos como as meninas consideram importante a coeducação no ensino do futebol nas aulas de Educação Física.

REFERÊNCIAS

CARDOSO, ANA LÚCIA. Futebol coeducativo na concepção crítico emancipatória: possibilidades pedagógicas. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

DAS NEVES, ANNABEL. PIRES, GIOVANI DE LORENZI. O trato com o conhecimento esporte na formação em educação física: possibilidades para sua transformação didático-metodológica. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

FIAMONCINI, LUCIANA. SARAIVA, MARIA DO CARMO. Dança na Escola: a criação e a co-educação em pauta. In: KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

KUNZ, ELENOR. Transformação didático pedagógica do esporte. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 1. 4 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 2. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

KUNZ, ELENOR (Org.). Didática da educação física 3: futebol. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

SARAIVA, MARIA DO CARMO. Co-educação física e esportes: quando a diferença é mito. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2005.

Endereço: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/25206

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.