A Colaboração na Produção de Artigos dos Professores do Programa de Pós-graduação em Ciência do Movimento Humano da Esef, da Ufrgs, Entre 2007 e 2009: Análise de Rede Social

Por: e Karen Ribeiro de Freitas.

Movimento - v.16 - n.5 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O pesquisador solitário é uma figura distante dacontemporaneidade. O trabalho colaborativo na comunidadecientífica se expandiu enormemente no século XX apoiadopela tecnologia da informação. Para tal quadro contribuíram autilização dos recursos eletrônicos e o acirramento dacompetitividade no meio acadêmico e em outras organizações.A colaboração em rede fortalece laços entre pesquisadores einstituições que, dessa forma, gerem os recursos e asatividades interdisciplinares de pesquisas e contribuem parao sustento mútuo na construção do saber científico. Este artigovisa contribuir para a identificação das redes de colaboraçãodos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciênciado Movimento Humano (PPGCMH) da UFRGS, no período de2007 a 2009, referente ao último triênio de avaliação daCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Foram identificados 204 artigos e 280 autores nosartigos publicados. Os resultados apontam no sentido de umarede colaborativa em construção, com poucas ligações entreos professores e mais entre os grupos de pesquisa. Esteartigo pretende contribuir para estudos no campo da produçãocientífica da educação física, e servir como um instrumentoàs atividades de investigação e de possibilidades deintercâmbio institucional.

Endereço: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/download/18335/11888

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.