Resumo

A tese estuda a complexidade e a fragmentação da formação de professores.O tema de estudo é “A complexidade da formação de professores. O caso da Educação Física e Desporto (EFD) em Moçambique”. O objectivo geral é reflectir sobre a formação do professor de EFD atendendo à complexidade da formação profissional. A tese usou um quadro teórico multidisciplinar em que nos debruçamos sobre teorias da formação de professores, teorias sobre interdisciplinaridade e complexidade e estudos sobre a formação em EFD. Optamos por uma metodologia de pesquisa qualitativa efectuando um estudo de caso na Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto (FCEFD). Os resultados da pesquisa revelaram que: (i) há a necessidade de entender a formação actuando num desporto plural como uma acção complexa no âmbito da educação; (ii) os movimentos contra o saber disciplinar fragmentado não devem ser vistos como anti-disciplina, mas como a religação dos saberes através da transdisciplinaridade por ela estabelecer ponte nos dois sentidos entre o “saber ser”, o “saber fazer”, o “saber estar” e o “saber viver junto”; (iii) a formação na FCEFD assenta actualmente a sua matriz no modelo tradicional no seu enfoque academicista; (iv) compreendendo que a formação de professores na FCEFD constitui-se num campo do saber plural, como é o desporto, deve exigir uma abordagem complexa sustentada pela visão transdisciplinar da formação. Constitui o maior desafio desta tese apontar para a mudança de atitude de uma formação disciplinar e fragmentada para uma formação transdisciplinar na matriz do pensamento complexo e submete para discussão futura a identidade do professor de EF que origine a partir do domínio científico do qual provem o seu conhecimento

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