A Compreensão de Alunos do Ensino Fundamental de Uma Escola Pública Sobre Saúde, Corpo e Mídia a Partir da Telenovela Malhação

Por: , Markus de Lima Silva e Valdione Evangelista Alves Santos.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.10 - n.19 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O contato dos jovens, atualmente, com os mais diversos meios de comunicação (televisão, rádio, mídia impressa e internet, entre outros) acaba repercutindo na vida desses mesmos sujeitos de maneira a formar suas opiniões em relação ao que é apresentando pelos discursos midiáticos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar como alunos de uma escola pública de Aracaju/SE vêem e associam a relação corpo, saúde e mídia, a partir da telenovela “Malhação” da Rede Globo de Televisão. Para a coleta dos dados, foi utilizado um questionário, e, diante das respostas dos alunos do ensino fundamental e com o diálogo realizado com a literatura investigada, refletimos e discutimos sobre temas como a preocupação com a saúde dos jovens, a imagem corporal difundida pelo veículo midiático, o padrão de beleza e tendências que aparecem na telenovela mencionada. Pudemos perceber que os alunos reconhecem a existência de determinados padrões corporais e estéticos veiculados pela telenovela, e que, de alguma maneira, relatam seguir tais modelos em seu dia-a-dia, o que, ao menos no pequeno grupo investigado, permite-nos constatar que há uma pequena influência do produto televisivo nos hábitos dos jovens, como vestuário e estilos musicais. 

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5506

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.