A Compreensão do Corpo na Dança: Um Olhar Para a Contemporaneidade

Por: Kátia Simone Martins Mortari.

500 páginas. 2013 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Esta tese questiona e problematiza o Ser humano em situação de Dança considerando o fenómeno Dança como um espaço de ação, criação e superação. Tendo por base a Teoria da Motricidade Humana, serve-se das suas categorias como via de acesso e compreensão aos saberes da Dança e aos conhecimentos referentes ao Corpo, dentro de uma perspetiva de complexidade. Situa-se, necessariamente, na grande área das Ciências Humanas e desenvolve-se ao nível da pesquisa qualitativa. Utiliza-se do Método Integrativo permitindo uma síntese de metodologias. Através das análises e interpretação das entrevistas realizadas junto a um grupo de profissionais da Dança e sua verificação junto à produção do conhecimento sobre esta área de estudos, possibilita o reconhecimento do protagonismo do Corpo e o desvelar de sua essência quando o mesmo se faz presença, processo e projeto no/do ato de dançar. Esta investigação favorece a identificação e/ou elucidação de princípios orientadores que poderão vir a subsidiar a intervenção de profissionais da Dança. Permite, ainda, reconhecer a Teoria da Motricidade Humana como uma via adequada para o desenvolvimento de um dançar comprometido com o Ser que Dança e que passa a ser compreendido como um Ser de superações, de sonhos, de memória e profecia. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.