Resumo

Objetivos:
O estudoexaminoua compreensão esportiva (sports literacy)dos alunosde jogos de alvo. Compreensão esportiva é um termo utilizado nos Estados Unidos para descrever a compreensão de regras, valores esportivos, distinção entre boas e más práticas esportivas e a capacidade de explicar e arbitrar jogos. O projeto examinou a compreensão esportiva ao analisar as ações dos alunos que tiveram de criar seus próprios jogos e ensina-los aos seus pares.

Métodos e resultados:
54 alunos de uma escola primária da região sul dos Estados Unidos participaram da  alvo conhecidos; e (2) apresentar e arbitrar jogos criados pelos próprios alunos. A coleta de dados foi feita por meio de observações, enquetes e entrevistas. Os resultados indicaram que após a intervenção, os alunos eram capazes de (1) discriminar jogos bons e ruins optando pelos mesmos jogos que os pesquisadores escolheram; (2) identificar os motivos pelos quais o jogo seria considerado ruim; (3) refletir as regras de seus próprios jogos após vivenciar os jogos dos outros grupos.

Conclusão:
Concluiu-se que os alunos conseguiram apresentar melhorias quanto a capacidade de apresentação dos jogos. Além disso, os alunos foram capazes de valorizar e incorporar características chaves dos jogos de alvo ao criar seus próprios jogos, como a análise de risco/recompensa envolvida em cada jogo. A área em que os alunos demostraram maior dificuldade foi na apresentação dos jogos, uma tarefa que normalmente é atribuída ao professor.