A Concepção de Educação Física Escolar na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (1968-1984)

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Resumo

Este trabalho busca analisar o discurso produzido sobre a Educação Física escolar contido na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos (RBEFD), no período de 1968 a 1984. O recorte temporal de 1968 a 1984 justifica-se por ser o período de publicação e circulação da RBEFD, no contexto educacional brasileiro, momento em que o Governo Ditatorial Militar brasileiro ditava as orientações para a prática da Educação Física nas instituições escolares. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, de caráter histórico, tendo como fonte de pesquisa a RBEFD, examinando as orientações do regime militar, no que diz respeito aos efeitos positivos das práticas corporais e os esforços despendidos pelos professores de Educação Física para adotarem os discursos contidos nesse periódico. Para analisar a RBEFD recorremos aos referenciais da Nova História Cultural, bem como aos trabalhos acerca da análise dos impressos pedagógicos e de uso escolar. Este trabalho pretende apontar a contribuição que a RBEFD, enquanto veículo oficial do Ministério da Educação e Cultura (MEC) como uma ferramenta importante, utilizada para a difusão da ideologia do regime militar, que além de habilitar os professores de Educação Física para atuarem como agentes reprodutores de suas prescrições, buscava a reorganização das práticas da Educação Física para sua afirmação enquanto disciplina escolar, pois a partir desse momento histórico a Educação Física teve um grande avanço e mesmo com restrições no período devido ao seu caráter “esportivista”, conquistou o seu espaço e importância no contexto escolar.
 

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