A Concepção de Treinadores Experts Brasileiros Acerca do Processo de Especialização Funcional na Formação Desportiva a Longo Prazo do Jogador de Voleibol

Por: .

Revista da Educação Física - UEM - v.20 - n.2 - 2009

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a concepção de treinadores experts acerca do processo de especialização funcional na formação desportiva a longo prazo de jogadores de voleibol. A amostra do estudo foi composta por 10 treinadores experts brasileiros. Os sujeitos apresentaram idade média de 45 anos (±13 anos e oito meses) e 24 anos e oito meses (±12 anos e um mês) de experiência profissional, sendo todos licenciados em Educação Física. Os dados foram recolhidos por meio da aplicação de um protocolo de entrevista estruturada e de resposta aberta, baseada na de Fernandes (2004). A sua adaptação de conteúdo à realidade sócio-cultural e desportiva brasileira foi realizada pelo método de peritagem. O tratamento da informação foi realizado por meio da análise de conteúdo, com o recurso à interpretação lógico-semântico das idéias prevalecentes no corpus das entrevistas. A fiabilidade de codificação foi assegurada pela percentagem de acordos, para o mesmo codificador e codificadores distintos, situando-se os valores registrados entre 95% e 100%. Os treinadores não chegaram a um consenso da idade reconhecida como ideal para iniciar o processo de especialização funcional; baseando-se assim, em ordem de relevância, nas capacidades físicas, técnicas e psicológicas dos jovens atletas. Os resultados revelaram a necessidade de realizar um treino específico, principalmente para os jogadores levantador e líbero. Relativamente às qualidades dos jogadores de alto rendimento, os treinadores brasileiros também priorizaram em ordem de relevância, as capacidades físicas, técnicas, táticas e psicológicas.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3364/4426

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.